DE OLHO NO MUNDO

  • Texto de: Laís Goranzi – Capinzal/SC
  • Publicado no livro “Teatros Educativos” – Editora “Mundo e Missão” – 2005.
  • Adaptação e montagem: Tiago Ferro Pavan


CENA I Entra alguém se arrumando, todo atrapalhado, sem jeito.
Apresentador: Bom dia a todos! Estamos iniciando mais um programa: “De olho no mundo”. Hoje, com um tema muito discutido entre os jovens, crianças, adolescentes, adultos, idosos, pai, mãe, tio, tia, sogro, sogra, cunhado, neto, sobrinho, nono... (fica sem ar). Bom, vamos iniciar o nosso programa. Fiquem de olho! Luz, câmera, ação! (Sai de cena).
Música de palhaço. Entra alguém fazendo palhaçada.
Palhaço: Olá vocês! De olho no mundo e na frente da TV! Hoje nos vamos brincas de sonhar! Como é bom sonhar! Sonhar com aquele bolo de chocolate que me espera na geladeira da cozinha da casa da tia Elena! Humm! (Alguém pede silêncio) Ops! Você, vocês! Quem de vocês nunca sonhou em ganhar milhões na mega-sena, comprar um carrão importado, uma mansão gigantesca, viajar pro Havaí, praia, sol, sombra, cerveja gelada, e muitas, muitas mulheres!!! (Alguém pede silêncio novamente) Ops! Vamos para o que interessa! Sonhar é... (Entra um jovem e o palhaço fica olhando). Sonhar é... (jovem se ajoelha). Sonhar é... (jovem começa a falar, o palhaço fica ouvindo e vai se aproximando).
Jovem: Senhor, entre tantos jovens que sofrem no mundo em que vivo, permita-me sonhar. Que mesmo sentindo a dor da fome, da violência, da exclusão, eu possa sonhar. Que mesmo sem lar, sem carinho, sem amor, sem afeto, eu possa sonhar! Sonhar que tudo irá mudar! Socorra, Senhor, todas os jovens. Escute-me por favor!
Deita no chão e dorme. O palhaço fica cabisbaixo, sem saber o que falar, o que fazer, senta-se ao lado dele e fica a observar.
Música de ninar. Quando acaba a música, o palhaço levanta abruptamente.
Palhaço: Mas o que é ser jovem?
Jovem 01: Ser jovem é vencer!
Seja qual for a circunstância.

Jovem 02:
É não desistir,
Enfrentar as dificuldades,
com todo vigor da juventude.
Jovem 01: Ser jovem é adquirir experiências com os erros,
Sorrir sempre.
Pois jovem é aquele...

Jovem 02: ...
que faz sua revolução humana a cada dia,
independente da idade!
Palhaço: Mas e o sonho o que é, diga lá meu irmão!
CENA II
Entram alguns jovens.
Jovem 03: Ele é a batida de um coração! Ele é uma doce ilusão! Há quem fale que é um mistério profundo, o sopro do Criador numa atitude repleta de amor!
Jovem 04: O sonho é luta, prazer, é sonhar e fazer o sonho acontecer! Afinal, somos nós que sonhamos e fazemos a vida! Como der, ou puder, ou quiser. Sempre desejada, por mais que esteja errada!
Jovem 05: Sonhar é acreditar que, a cada geração, nascem jovens capazes de lutar pela justiça, pela vida e pela paz!
Jovem 06: Sonhamos que as pessoas aprendem a cuidar da natureza, pois ela é nossa maior riqueza! Sonhar é ver o índio, o negro e o branco vivendo como irmãos! É ter no mundo a igualdade, a justiça e a união!
Palhaço: Sonhar é importante! Mas como sonhar em um mundo onde reina a ganância? Será que resta esperança de mudança?
Os jovens voltam com mais empolgação como se agora irão convencer o palhaço.
Jovem 03: É preciso abrir os olhos e enxergar o tesouro que esta sendo perdido!
Jovem 04: É preciso acordar e ver que um mundo sem juventude sonhadora e sem gente capaz de lutar pelos seus sonhos não terá futuro!
Jovem 05: Queremos ver o mundo como nos sonhos. Jovens sorrindo, sem fome, sem medo da violência, sem medo de viver!
Jovem 06: Em nossos corações teremos sempre um pouco de criança se tivermos a esperança e sonharmos e lutarmos para ver os nossos sonhos acontecerem. Só depende de nós!
Palhaço: Por baixo dessa maquiagem alegre, com um enorme sorriso, eu guardo a feição de tristeza ao ver que os sonhos estão morrendo... Ao ver que jovens estão morrendo porque não há pessoas para lutar por seus sonhos! Por isso, quero ver, eu quero ver o sonho de muitos acontecer! No rosto da juventude, sorriso e virtude virando canção. Um sorriso em cada rosto e amor no coração! Sonhar só, é apenas um sonho, mas sonhar juntos, é o começo da realidade!!!
Apresentador: De olho no mundo, um programa baseado em fatos reais, percebemos que por trás de uma maquiagem alegre e um sorriso grande, escondesse o sonho... muitas vezes triste, isolado, esquecido! De olho no mundo, vemos jovens que ainda sonham, sonhos ingênuos, mas que fortalecem a nossa força de lutar. De olho no mundo, vemos jovens que acreditam que os sonhos não morreram, e que mais do que nunca vão se tornar realidade! Uma realidade de justiça, igualdade e dignidade para todos. Sonhar, fazer o sonho acontecer só depende de você. Por isso, sonhe e faça dos seus sonhos o começo de uma vida nova!
– FIM –

.::Sugestão de música final::.
 
Obs.: Apresentação realizada pelo grupo de pós-Crisma da comunidade Mina do Toco – Criciúma/SC, durante a caminhada penitencial decorrente a sexta-feira santa com o contexto da Campanha da Fraternidade 2013: Fraternidade e Juventude - “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).

0 1 2 3 4 5 6   10 11 12 13 14 15 16 17 19 20 21 23 24 28   31

1 comentários:

Parceiro:

Vale a pena conferir:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

-----------------------------------------

Missa das Crianças