VASOS PRONTOS, VIDA NO ALTAR



Esta peça é uma colaboração de Rafaela Vieira


PERSONAGENS :

Narrador
Anjo
Vaso de Prata
Vaso de Bronze
Vaso de Ouro
Vaso de Barro
Vaso Santo
Vaso Ungido
Vaso escolhido
Vaso de Honra
Vaso do Oleiro
Vaso Cheio

NARRADOR - Nesta noite, estaremos todos em uma grande festa. É o encontro dos Vasos ! Todos nós sabemos que existem vários tipos de vaso : Rubi, diamante, ouro, prata, ferro, bronze, lata, e até vasos de barro, que não se envergonham de serem assim. No momento, estamos com alguns vasos em alta, que se acham em destaque. São os vasos de ouro, bronze e Prata.

BRONZE - Estão querendo retirar o nosso valor porque somos vasos ricos e muito valorizados na sociedade.

PRATA - O próprio homem diz que temos que dar honra a quem tem honra, e se Deus nos deu toda essa condição, agora estão nos crucificando.

OURO - Não precisam se preocupar. Eu ponho o meu melhor vestido, uso dos meus adereços e vou para a Igreja. Sei que Deus não está preocupado com isto porque sou o melhor vaso, e dou a melhor oferta.

BRONZE - Oferta só não é importante, precisa ter posição, ser vistoso e ter status, e isso não nos falta.

PRATA - Isso sem falar que somos refinados, temos um longo processo até chegarmos a esta posição de honra. Não devemos nos preocupar com comentários de pessoas inferiores a nós.

OURO - Isso é verdade. Quem pode se comparar à nós, ter a nossa excelência e a nossa importância ? Poderia até dizer que somos indispensáveis na Igreja !

ENQUANTO ESTIVEREM SE ARRUMANDO E SE RETOCANDO, ENTRA O VASO DE BARRO, HUMILDEMENTE, E DIZ :

BARRO - Queridas irmãs, soube que estão se reunindo aqui, e embora não seja um vaso de valor e requinte, gostaria de me juntar à vocês.

AS 3 SE OLHAM, E O OURO DIZ :

OURO - (com ironia) - Não querendo desmerecer a amada irmã (risos), mas a irmã não estaria cometendo um pequeno engano ?

BARRO - Engano ? como assim ?

BRONZE - A irmã não percebeu que temos um alto valor, e sua figura não corresponde com a nossa posição ?

PRATA - Vamos deixar uma coisa bem clara : aqui só se reúnem vasos de valor. A irmã deve procurar vasos que estejam na sua posição, e que tenham o mesmo valor, se é que há algum valor em vocês (risos).

BARRO SE ABAIXA, HUMILHADA, NO CANTO, E AS OUTRAS VIRAM-LHE AS COSTAS, CONVERSANDO E SE ARRUMANDO. ENTRA O ANJO, E AO PERCEBEREM A SUA ENTRADA, SE POSICIONAM PARA QUE ELE AS VEJA.

ANJO - Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma mesa fazer um vaso para honra, e outro para desonra ? O Espírito nesta noite vos convida a conhecer o valor e a importância que tu tens em Sua obra, e embora sendo desprezado por muitos, o Oleiro é fiel e amoroso contigo, vaso valoroso. (dirige-se ao Ouro) - Quem é como o ouro, puro, brilhante, desejado e cobiçado ? Quem com ele traduz a riqueza e o brilho do poder ? (dirige-se ao Bronze) - Contemplem o bronze, vejam todo o esplendor da sua beleza, seu porte, sua graça. Quem não desejaria ser comparado á altura de seu esplendor ? (dirige-se á Prata) - E o que dizer da prata ? Refinada e purificada no fogo. O próprio artesão precisa ver sua imagem refletida na prata para moldar e trabalhar, fazendo belíssimas obras. (dirige-se à Igreja) - Digo-vos porém que, de nada adianta riqueza (aponta para o Ouro que fica preocupado), esplendor (aponta para o Bronze) e beleza (aponta para a Prata), se não houver a principal das qualidades : A humildade (dirige-se para o Barro, levanta-o e diz): Todo aquele que a si mesmo se humilha, será exaltado. (traz o vaso de Barro até o meio dos outros e lhe diz): É preciso deixar o Oleiro trabalhar, retirando toda soberba e todo egoísmo, para que a glória do Senhor reflita em vossas vidas, demonstrando toda a excelência e o poder do Espírito. Assim como o brilho do Ouro, o esplendor do Bronze e a pureza da Prata, o Oleiro procura vasos de Barro, que embora não tenham aparência nem formosura, possuem toda a plenitude do Espírito, refletindo o poder e a magnitude do Deus vivo. É necessário humildade, consagração e total submissão, para que o Oleiro complete em vós o trabalho a ser realizado.

ENTRA O JOGRAL

VASO SANTO - Quando fomos apresentados à imagem e semelhança do Criador, fomos comparados à um corpo de santidade. Ele é o vaso santo de beleza incomparável, e Ele quer que em nós se veja o brilho do Espírito, trazendo vida no altar. Tenha grandeza da plenitude, Igreja, o Senhor vos chamou para serdes santa, como Ele é santo.

VASO UNGIDO - E disto farás o azeite da santa unção, o perfume composto segundo a obra do perfumista. este será o azeite da santa unção, temperado, puro e santo, onde eu virei a ti, e coisa santíssima vos será. Deus quer a glória dEle em tua vida, pois você é vaso criado por Ele. Seja um vaso santo, tenha unção, brilho, esplendor, poder e virtude, e tenha o gozo de ser santo, vaso cheio da unção de Deus.

VASO ESCOLHIDO - Deus está chamando agora os vasos que ele escolheu. Não adianta se esconder dos olhos do Senhor. Apresente-se agora, do jeito que você estiver, e concerte-se. Deus está dando de volta a tua santidade, te enchendo de unção, e te dando esta mensagem.

ANJO - Paguei um alto preço por tí, chamei-te pelo nome, tu és meu filho amado, eu te escolhi, és um vaso valoroso e precioso em minhas mãos. Veja quantos perdidos necessitam deste brilho que ponho outra vez em ti. Eu tenho a chave, abro e ninguém fecha, fecho e ninguém abre, porque Eu sou deus. Venha, amado meu, para a obra que confio em tuas mãos.

VASO DE HONRA - Numa grande, não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de barro, uns para honra e outros para desonra, de sorte que, se alguém se puritficar destas coisas será vaso de honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra. Igreja, foge dos prazeres e desejos deste mundo, e seja como aqueles justos e pacíficos que invocam ao Senhor com um coração puro.

VASO DE OLEIRO - E ao anjo da Igreja em Tiatira escreve : Isto diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente : Com vara de ferro os regrá, e serão quebrados como vaso de oleiro, como também recebi de meu Pai. E dar-lhe-ei a Estrela da Manhã. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz à Igreja.

VASO CHEIO - Ainda há tempo de pôr azeite em teu vaso, e ser cheio da glória de Deus, assim como aconteceu com a viúva que teve todos os seus vasos cheios. não deixe que o teu vaso fique vazio, Deus está chamando os vasos quebrados. entregue o teu coração partido ao Senhor, e diga como davi : "Senhor, atende a minha oração, necessitado e sofrendo estou". Deus está te chamando, mesmo quebrado, pois Ele quer restaurá-lo e usá-lo novamente.

ANJO (Andando pela Igreja) - Venham agora. Deus está chamando os vasos quebrados, vasos fracos, vasos que foram humilhados, vasos enfraquecidos, tristes, vasos vazios, vasos emborcados. Venham agora os vasos caídos, vasos sem brilho e sem unção, vasos sem honra, vasos sem visão. Deus continua chamando, onde estão os vasos feridos, vasos que perderam o poder de exaltar, de glorificar, de falar em línguas estranhas, vasos que perderam a humildade de reconhecer que Deus sempre é, e acima dEle nenhum outro será.

------------



SUGESTÃO:


Música: Vaso Nas Mãos Do Oleiro
Tipo: WMA
Tamanho: 5.64 Mb


Música: O Vaso e o Oleiro
Tipo: MP3
Tamanho: 3.44 Mb


Música: Mãos do Oleiro
Tipo: MP3
Tamanho: 4.89 Mb



1 comentários:

Parceiro:

Vale a pena conferir:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

-----------------------------------------

Missa das Crianças