O NOVO MOISÉS

moises2

 

 

Tema: Missão de Moisés e Liderança
-
Atores: 12
-
Tempo aproximado: 15 minutos

 

 

CENA I

(Entra Moisés e fica num canto olhando a entrada dos escravos: pessoas representando as escravidões de hoje, carregando cartazes ou mesmo falando. O patrão, com chicote, acompanha os escravos imponde-lhes ordem).

Voz: Moisés, Moisés, eu preciso de você para libertar esse meu povo que vive sofrendo por causa da exploração e da violência dos poderosos. Eu preciso de você para conduzi-los à verdadeira libertação.

Moisés: (Falando para o patrão): Não, não faça isso. Esse povo tem o meu sangue. Você não pode tratá-los dessa maneira: eles já sofreram demais!

Patrão: Cale essa boca, antes que eu a faça calar para sempre! Não está vendo que estes escravos não querem mais trabalhar? Oh, raça ruim..., eles precisam aprender de uma vez por todas. E você não se meta mais nisso, viu? Eu faço o que quero, já que tenho todo esse poder sobre eles.

Os personagens que representam as escravidões de nossa sociedade caem e ficam deitados no chão. Trilha sonora.

CENA II

Moisés: Está vendo, Senhor, eu não posso, não tenho condições para liderar um  trabalho tão exigente como esse. Sou apenas um agricultor! Eu tenho um amigo, o Alfredo, ele tem muito mais condições e tempo livro do que eu.

Entra Alfredo com estilo moderno. Da mesma forma os outros que virão.

Alfredo: Quem? Eu? Dessa vez não vai dar não. Não tenho mais tempo sobrando para isso. Nem consigo dar conta do estudo e do meu trabalho. Quer que seja sincero? Já não tenho tempo nem para meus amigos. Desta vez peça para outro! Ok?

Voz: Mas Moisés, você é indispensável para este trabalho. Se não for, ninguém irá no seu lugar e muita coisa ficará sem ser feita.

Moisés: Senhor, eu já lhe disse: sou apenas um agricultor, não sei ler, sou gago. Esse povo nem vai me ouvir e nem acreditar em mim. Mande a Lucinha, ela está bem mais preparada que eu.

Lucinha: É verdade, tenho mais conhecimentos e condições, mas eu não vou. Não vou entregar a minha vida assim à toa. Quem quiser ir que vá. Cada um é livre para fazer o que quiser!

Voz: Não se preocupe, Moisés, eu estarei com você. Eu lhe direi o que fazer e como fazer. Eu vou caminhar com você. Você não estará sozinho. Moisés, tenha pena desse povo, ele não pode continuar sendo explorado. Ele já não agüenta mais, tanta é a injustiça que vem carregando a muito tempo.

Moisés: Senhor, eu já lhe disse: eu não tenho condições para caminhar com este povo. Além do mais, eles preferem acreditar mais no Faraó do que no Senhor. Todos estão se omitindo, ninguém quer se comprometer contigo. Eu sozinho não posso ir. Que sabe o padre Nelson faria esse serviço!

Pe. Nelsdon: Mais uma vez o padre? Eu já faço muito por esta comunidade. existem tantos batizados aqui, menos ocupados e que podem assumir sua vocação. Por que sempre eu? Como você bem sabe, depois de tudo que a gente faz, ainda há muitos que ficam só criticando a gente. Chega, eu não quero arrumar mais inimizades!

Voz: Moisés, você não pode se omitir como os outros. Se agir assim, o povo vai continuar na miséria e na opressão. Você, Moisés, dentre todos foi escolhido para liderar o povo rumo à terra prometida. Tome consciência disso!

Moisés: Já que você insiste tanto, eu posso atender ao seu apelo, mas com uma condição: Eu vou se mais pessoas forem comigo. Só assim, juntos, poderemos lutar por uma sociedade mais justa.

Trilha sonora. Enquanto a “voz” narra, Moisés ajuda os personagens caídos no chão a levantarem-se.

Voz: Vai Moisés, convide seus amigos e, juntos, façam alguma coisa por estes seus irmãos. Eles precisam da sua ajuda. Vão com coragem, não desanimem, sejam fortes, conduzam o povo para a terra prometida, construam o meu reino de amor, de justiça e  paz. Não temam. Eu estarei sempre com vocês, todos os dias. Acreditem em mim e sejam fortes. Vocês são o meu povo e Eu sou o Deus de vocês.

Música: Vai, Moisés, liberta o teu povo... (ou outra).
Durante o canto, todos os personagens ficam na frente do público de mãos dadas, enquanto isso o narrador fala.

Narrador: Esta história de vocação de Moisés não lhe parece ainda muito atual? Você já não passou por uma experiência semelhante em sua vida? Exatamente! Os chamados e apelos que o Senhor faz aos nossos grupos, às nossas comunidades, são constantes. Qual a nossa resposta? Deus deseja que todos colaborem na construção do Reino, independentemente da escolaridade, idade, profissão. Somente se cada um de nós der um pouco de si é que teremos a satisfação de ver crescer os valores do Reino: a fraternidade, a paz, o amor, a justiça.

Levantar novamente o volume enquanto os personagens cumprimentam o público.

Dicas:
É preciso distinguir o figurino e também na representação as duas realidades: a de Moisés e a atual.

Sugestões:

Música: Vai Moisés (Shirley Carvalhaes)
Tipo: MP3
Tamanho: 3.70 Mb

Bibliografia: MUNDO E  MISSAO. Teatros educativos: dramatizações sobre temas e datas importantes do ano.  pp.175-179

2 comentários:

  1. Ola amados, adorei o blog, sempre bom usar a internet para evangelizar. gostei serei seu visitante acido.
    Paz e Bem

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em: www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6) Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir

Parceiro:

Vale a pena conferir:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

-----------------------------------------

Missa das Crianças