A VIA CRUCIS DA JUVENTUDE

A VIA CRUCIS DA JUVENTUDE
(por Tiago Ferro Pavan)


Prólogo:

A sociedade condena o jovem por causa da atitude de outros jovens, quando na verdade o intuito seria de torna-lo um alguém amado na sociedade.

(Jovem no centro, três pessoas o pondo marcas pretas, o sujando, rasgando)

- SOMBRA = Veja a sociedade o condena por causas, crimes e ações das quais você mesmo sempre se mostrou contra... Será que vale a pena mesmo esse seu esforço em evangelizar a juventude?

- JOVEM = A juventude é taxada por irresponsável, incompetente apenas pelo motivo dessa máscara que a sociedade criou e também pela falta de oportunidade e de carinho que muitas vezes faltam aos jovens.

- SOMBRA = E você jovem missionário participante de Grupo de Jovens da Igreja esta disposto a carregar esse fardo tão pesado que a sociedade lhe impõe?!

- JOVEM = Deus odeia com imenso ardor os vícios, mas ama com a mais terna caridade aqueles que falharem porque com o teu amor conseguiras corrigi-los e corrigindo conseguirás converte-los.

- SOMBRA = Diga-me Sociedade atuante, o que devo fazer com estes jovens que não passam de baderneiros e amotinadores?

- SOCIEDADE = Crucifica-o, crucifica-o ! ! !

- SOMBRA = Humm... Isso te lembra algo jovem? Esta cena me é o tanto quanto familiar você não acha?
Acho que ainda é tempo de desistir...

- JOVEM = Nenhum poder temos nós jovens se não estivermos apoiados na mãe igreja, e nenhum poder tens sobre mim senão o Pai que é ... "Caminho, Verdade e Vida" Deus dá uma solução, só que a solução de Deus, jamais será uma solução que nós teríamos inventado. Os caminhos de Deus são sempre mais altos do que os nossos. Deus escolhe homens, mulheres e jovens desprezados no mundo, ou pobres ou fracos para serem instrumentos em suas mãos.

- SOMBRA = Sociedade... Preferem que eu de uma nova oportunidade a este jovem que diz ter vontade de mudar o mundo! De fazer Deus conhecido entre as nações ou preferem que o vício, a violência, a marginalidade continuem soltas pelas ruas aterrorizando nossa juventude?

- SOCIEDADE = Crucifique o jovem... Quanto ao resto, o problema não é nosso...

- SOMBRA = É... Bom... Então lavo minhas mãos!

(durante a fala do narrador é posta uma pesada cruz sobre o jovem)

NARRAÇÃO = Por mais uma vez a sociedade se mostra cega quanto às tantas injustiças cometidas cada vez mais e mais... A ignorância faz com que fechamos nossos olhos para as situações desagradáveis que acontecem ao nosso redor, e acabamos lavando nossas mãos aos problemas que aparentam estar tão longe de nós, mas na verdade estão tão perto, e cada vez mais e mais jovens se perdem pela vida e outros carregam sozinhos a culpa de uma sociedade tão sedentária.

-----------------------------------------------------------

(Conforme a narração de cada estação, vão sendo feitas as representações das mesmas)

- 1º Queda (Vícios)
[O jovem cai por não suportar o peso dos problemas que atormentam a vida da juventude e um dos grandes males do século XXI é, sem sombra de dúvidas, a questão das drogas. Infelizmente, boa parte de nossos jovens destrói suas vidas e de suas famílias pelo uso, cada vez maior, deste infeliz malefício da juventude moderna]

- Encontro com Maria (Relata a importância da família ao jovem)
[...Mas apoiado na família e tendo uma boa formação familiar, os jovens poderão enfrentar os desafios com maior responsabilidade e com mais consciência de seu papel na sociedade. E conscientes de sua força transformadora na igreja e no mundo. Assim como Maria encorajou a Jesus e correu ao seu encontro no martírio, a família deve encorajar e apoiar o jovem e sempre lhe mostrar o caminho correto]

- Ajudado por Simão Cirineu (mostrando que a boa amizade é fundamental para uma vida saudável)
[a amizade é o elo que une todos os membros do grupo. Ela é aperfeiçoada pela caridade, e é vivida na alegria! O nosso combate precisa ser combatido juntos: assim seremos mais fortes para afrontar as dificuldades comuns. “Quem tem encontrado um verdadeiro amigo, tem encontrado um tesouro”]

- É enxugado o rosto por Verônica (quantas vezes a igreja nos acolhe e nos da abrigo, enxerga dentro de nós dons até então desconhecidos por nós mesmos)
[A igreja é a alma de todo apostolado. A oração e os sacramentos nos dão a força para realizar o que não poderíamos fazer sozinhos. Nos permitem realizar a nossa vocação cristã de adorar, amar e servir a Deus. “A oração é uma alavanca para levantar o mundo”]

- 2º Queda (Problemas Sociais)
[Como conseqüência da pobreza e da falta de oportunidades, a juventude se vê afetada por problemas sociais que adquirem uma dimensão cada vez maior devido à vulnerabilidade que enfrentam e o alto índice de propensão de ser parte dos processos de violência e delinqüência que se vivem no país e no mundo]

- Consolado pelas mulheres (a comunidade nos apóia e nos da força para continuar nossa missão de evangelização)
[...Mas com o apoio da comunidade, o jovem se ergue novamente para a vida, por isso a importância de uma comunidade dinâmica e envolvida com a igreja]

- 3º Queda (Entra a Sociedade)

----------------------------------------------------------

- SOCIEDADE = Hahahaha... Diz que a juventude é o amanhã da vida. É a premissa de tudo. É a semente onde brota tudo. É o alicerce sobre qual deve apoiar-se o grande edifício da vida. Diz tudo isso e não é capaz de carregar a cruz sozinho???

- JOVEM =
Enquanto tivermos amigos, veremos outra vez a diferença entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Deus, e o que o não serve, então é claro que aquele que verdadeiramente serve a Deus deve ter um modo totalmente diferente de agir daquele jovem que não tem nenhum compromisso com o senhor.

- SOCIEDADE = ahhh... Aqui é o seu lugar! (Põe o jovem na cruz)

(O jovem fica na cruz durante um tempo até vir outros jovens com camisas de grupos de jovens e o retiram da cruz conforme as falas do narrador)


FINAL = Não! Não pode ficar assim a juventude, sendo humilhada e massacrada por uma sociedade injusta e impiedosa, chega de carregarmos o mesmo fardo do qual "JESUS" já carregou para nos salvar, não vamos deixar que seu ato de amor por nós tenha sido envão, ainda que as forças da morte tramem contra os pequenos, não conseguiram vencer. O ódio, a violência e a ganância de uns poucos não cantarão eternamente vitória! As sementes lançadas na terra já começam a produzir frutos. É só esperar. É só acreditar em Deus que é amor, que é Pai! Sim, o amanhã virá e será lindo. Será o nosso amanhã!


-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*
PERSONAGENS:

- Jovem
- Sombra
- Narrador
- Sociedade (Três ou mais pessoas)
- Jovens
- Maria (Família)
- Verônica (Igreja)
- Simão Cirineu (Amizade)
- Mulheres (duas ou mais pessoas)

-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*

6 comentários:

  1. Simplismente magnifiiicooO!!!idéia genial!! parabéns!

    ResponderExcluir
  2. realmente muito bom.
    Copiei para o abcdacatequese.com

    ResponderExcluir
  3. boa ideia genial perfeita para ser encenada na minha comunidade.

    ResponderExcluir
  4. Nossos parabéns, ira servi p fazer no grito dos excluídos.

    ResponderExcluir
  5. SENSACIONAL ESSE TEXTO, JÁ FIZEMOS UMA VEZ E VAMOS REALIZA-LO NOVAMENTE !!! OBRIGADO !!*

    ResponderExcluir

Parceiro:

Vale a pena conferir:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

-----------------------------------------

Missa das Crianças