Santa Bárbara

cartazsta

 

TEATRO – SANTA BÁRBARA

Por Tiago Ferro Pavan

(Fundo musical: Troar de canhões, tempestade, vento, chuva e desespero)

Narradores entram desnorteados, confusos, perdidos, com medo. Andam de um lado para o outro, no desfecho da música caem no chão. Em seguida uma nova música inicia e Santa Bárbara entra e os levanta um a um, conforme os for levantando eles iniciam suas falas.

Santa Bárbara levanta narrador 01:

NARRADOR 01 - Santa Bárbara dos tempos violentos vosso rosto me aparece num clarão quando um raio rasga a imensa escuridão.

Santa Bárbara levanta narrador 02:

NARRADOR 02 - Santa Bárbara!

Que sois mais forte que as torres das fortalezas.

Santa Bárbara levanta narrador 03:

NARRADOR 03 - Santa Bárbara!

Que sois mais forte que a violência dos furacões.

NARRADOR 01 - Fazei com que os raios não me atinjam.

NARRADOR 02 - Fazei com que os trovões não me assustem.

NARRADOR 03 - Fazei que o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura.

NARRADOR 01 - Ficai sempre ao meu lado para que eu possa enfrentar de fronte erguida e rosto sereno todas as tempestades e batalhas de minha vida.

NARRADOR 02 - Ficai sempre ao meu lado para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora.

NARRADOR 03 - Ficai sempre ao meu lado para que eu possa render graças a Deus, criador do céu, da terra e da natureza. (entrega uma flor para Santa Bárbara)

NARRADOR 01 - Este Deus que tem o poder de dominar o furor das tempestades.

NARRADOR 02 - Este Deus que tem o poder de dominar e abrandar a crueldade das guerras.

NARRADOR 03 - Muitos ventos, muitos ventos passam por meu coração na carícia quase bruta do poder de vossa mão, senhora me iluminai, clareai meus pensamentos.

Narradores se ajoelham diante de Santa Bárbara

SANTA BÁRBARA - Senhor, tu que criaste a imensidão dos céus e da terra,
e preenchestes os abismos,
Tu que ordenaste às nuvens que chovesse
sobre os bons e os reis,
Tu que andaste sobre as águas do mar
e dominaste o vento das tempestades,
Tu a quem todas as coisas obedecem,
ouve com atua infinita misericórdia
a oração desta tua serva:
Peço-te, meu Senhor Jesus,
que se alguma pessoa ao rezar em Teu louvor,
lembrar-se de mim e do meu martírio,
conceda-lhe, pela Tua misericórida,
a graça pedida, amém !

NARRADOR 01 – Minha Santa Bárbara!

Senhora de mim. Luz que me alumia.

NARRADOR 02 – Nos livre das tempestades desse mundo.

Dos raios dessa vida nos proteja.

NARRADOR 03 – Soberana divina... que assim seja!

NARRADOR 01 – Quatro de dezembro!

NARRADOR 02 – Quatro de dezembro!

NARRADOR 03 – Quatro de dezembro!

NARRADOR 02 – Tudo é festa!

NARRADOR 03 – Tudo é paz!

NARRADOR 01 – O amor refaz.

NARRADOR 02 – Em sua glória e a seus pés, peço misericórdia e graça.

NARRADOR 03 – Agora e para sempre, para todos os seus fiéis.

NARRADOR 01 – Santa Bárbara que paira sobre as sombras, e serena resplandece em cada um que faz o bem. Aceita a nossa prece...

TODOS: Amém!

Conforme as três últimas falas os narradores se ajoelham um a um dando as mãos e fechando um circulo em torno de Santa Bárbara.

-| DICA |-

Por se tratar de um jogral, vale muito a interpretação dos atores (narradores). Use a criatividade.Foto00420 Foto00421

 

Vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=Kiffn7Pq3n8

http://www.youtube.com/watch?v=SOf6jvTwdG0

 

 

COLABORAÇÃO

logo

0 comentários:

Postar um comentário

Parceiro:

Vale a pena conferir:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

-----------------------------------------

Missa das Crianças