A REALIDADE DA PÁSCOA

Teatro de Páscoa

A REALIDADE DA PÁSCOA NOS DIAS DE HOJE
(Escrito e adaptado por Tiago Ferro Pavan em 18 de março de 2006)


Inicia-se com 5 (cinco) pessoas ou mais pessoas vestidas de branco com os dizeres: ESPERANÇA, VITÓRIA, FUTURO, VIDA, ALEGRIA, CORAGEM...

2 (duas) ou mais pessoas vestidas de preto, e segurando mantos vermelhos, e com os seguintes dizeres nas roupas: VINGANÇA, MORTE, SOBERBA, AUTORITARISMO, SUPERIORIDADE...

No centro do altar está JESUS observando e chorando pela vitória das forças malignas que estão por aniquilar as forças do bem... Até que...


JESUS: Afastem-se, pois eu sou o cordeiro de DEUS... O espírito do Senhor esta sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a boa notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação dos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e anunciar um ano de graça do Senhor.

(Todos se afastam, surge de um lado homens bem vestidos “*Doutores da Lei” e do outro vários **maltrapilhos)

JESUS: (apontando para os “Doutores da Lei”) Tomem cuidado com os doutores da lei, eles fazem questão de andar com roupas bonitas e de serem cumprimentados em praças públicas. Gostam dos primeiros lugares nas sinagogas e dos postos de honra em banquetes. No entanto, exploram as viúvas e roubam suas casas. Para disfarçar, fazem longas orações. Por isso mesmo eu digo a vocês: Eles vão receber sua condenação. Pois eu digo, não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!

(Jesus se aproxima dos maltrapilhos e começa a lavar os pés de cada um)

(* os “Doutores da Lei” de antigamente são representados hoje pelos políticos corruptos).
(** os “Maltrapilhos” são como os discípulos exemplo de humildade e honestidade).


PEDRO: Você Jesus, lavando meus pés? O que é isso?

JESUS: O que eu faço, Pedro, você não pode entender agora. Mais tarde, porém, compreenderá.

PEDRO: Mas como, Jesus, você se rebaixar para lavar meus pés? Isso não! Jamais vou permitir!

JESUS: Se eu não lavar seus pés, você não poderá ser meu amigo!

PEDRO: Então lave não somente os pés, mas também as mãos, a cabeça e o corpo inteiro.

JESUS: Aquele que tomou banho não precisa ser lavado novamente, pois já esta puro.

(Após lavar os pés de todos, os olha e diz...)

JESUS: Compreenderam o que fiz? Vocês me chamam de Mestre e Senhor, e dizem a verdade, pois eu sou. E se eu, o Senhor, lavei seus pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Este é o exemplo que lhes dei. O que fiz, façam também vocês.

(Todos se dirigem até o centro ao redor de JESUS, formando um banquete)

JESUS: Em verdade em verdade vos digo, Levantem-se e venham para o meio (Campanha da fraternidade 2006), pois muito desejei comer desta ceia convosco, antes de sofrer. Eu não mais a comerei, até que se realize o Reino de Deus.

JESUS: (tomando o pão, parte-o e distribui): Tomem e comam todos. Isto é o meu corpo que é dado por vocês.

JESUS: (Fazendo o mesmo com o vinho): Tomem e bebam todos vocês. Este é o meu sangue, o sangue da nova e eterna aliança, que é derramado por vocês e por todos os homens para o perdão dos pecados. Façam isso para celebrar minha memória.


(Todos saem, e entra uma mulher jovem com rosto pintado com duas faces – Alegria e Tristeza)

MULHER: É chegada a hora do Príncipe das Trevas: o justo é condenado, o pobre massacrado e o pequeno ficou indefeso. O Espírito do Mal avança a passos largos sobre cadáveres e multidões famintas. Sim, é a hora da dor e do luto. Este é o tempo dos covardes e assassinos! (enquanto ela vai falando pessoas de preto a rodeiam e ao final todos se retiram)

(Jesus está no centro do altar, nisso entra Judas com dois soldados, Judas beija Jesus, nisso os soldados prendem Jesus e a cena congela e a voz diz):

VOZ: Quantas vezes nós também encarnamos esse personagem em nossas vidas? Nós também muitas vezes negamos e traímos a Jesus! Muitas vezes fugimos dos compromissos da comunidade! E quantas vezes lançamos à morte famílias inteiras por preconceito, egoísmo, indiferença! Sim, muitas vezes nos mesmos fomos o Judas!

(Jesus é amarrado, saem todos)

(Entram 2 (duas) pessoas tristes e desanimadas, caminhando de um lado para o outro. Chega Jesus e começa a caminhar com elas)

JESUS: Tudo bem com vocês?

Pessoa 01: Que nada! Você não sabe o que aconteceu?

JESUS: Não. O que foi?

Pessoa 02: Jesus de Nazaré, um cara super-legal, em quem a gente botava a maior fé...

Pessoa 01: Pois é. A gente pensava que ele iria mudar essa situação, melhorar a vida da gente, e aí...

Pessoa 02: Aí, eles o prenderam, torturaram-no e mataram-no.

JESUS: Mas, por quê?

Pessoa 01: Por que ele falava de justiça e de fraternidade. Ele lutava para acabar com a violência e as injustiças.

Pessoa 02: Ele era amigo e companheiro. Agora, estamos desnorteados, sem esperanças!

JESUS: Ânimo, gente! Escutem amigos, eu estou com uma fome! Vocês têm alguma coisa pra comer?

(Um dos garotos abre a mochila e tira um pedaço de pão, Jesus pega-o, abençoa-o e reparte com eles. Depois vai embora. Os dois ficam com expressão de surpresa e desconfiança, se abraçam e saem em seguida, conversando e discutindo felizes)

VOZ: Não! Não pode permanecer nas sombras da morte aquele que nos deu a vida. Não pode acabar debaixo da terra aquele que nos levantou de nossa miséria! Ele foi feito para o sol, para a luz! E nós também! Ainda que as forças da morte tramem contra os pequenos, não conseguiram vencer. O ódio, a violência e a ganância de uns poucos não cantarão eternamente vitória! As sementes lançadas na terra já começam a produzir frutos. É só esperar. É só acreditar em Deus que é amor, que é Pai! Sim, o amanhã virá e será lindo. Será o nosso amanhã!


(Começa a música Vitória Tu Reinaras e logo após o FELIZ PÁSCOA)

VITÓRIA! TU REINARÁS
/: Vitória, Tu reinarás./ Ó Cruz, Tu nos salvarás:/
1. Brilhando sobre o mundo/ que vive sem tua luz/ Tu és um sol fecundo/ de amor e de paz, ó Cruz.
2. Aumenta a confiança/ do pobre e do pecador/ confirma nossa esperança/ na marcha para o Senhor.
3. À sombra dos teus braços/ a Igreja viverá,/ Por ti no eterno abraço/ o Pai nos acolherá.

[Download da música]

opção 01: http://www.4shared.com/file/95772627/b17e1949/bregas_vitoria1.html

opção 02: http://www.4shared.com/file/95772387/4d5a3328/vitoriatureinaras_davidjulien.html


VOZ: FELIZ PÁSCOA!!!

4 comentários:

  1. Primeiramente muito bom a reflexão, mais tenho um problema para resolver e queria a ajuda de vocês, bom tenho uma parte da via sacra a 5 estação tenho que transforma- la para os dias de hoje, a 5 parte é a de simão cirineu .. por favor qualquer ideia me ajudem!

    ResponderExcluir
  2. - Ajudado por Simão Cirineu (mostrando que a boa amizade é fundamental para uma vida saudável)
    [a amizade é o elo que une todos os membros do grupo. Ela é aperfeiçoada pela caridade, e é vivida na alegria! O nosso combate precisa ser combatido juntos: assim seremos mais fortes para afrontar as dificuldades comuns. “Quem tem encontrado um verdadeiro amigo, tem encontrado um tesouro”]

    A estação em que Jesus é ajudado por Simão Cirineu pode ser vista nos dias de hoje pelas amizades e também pela igreja. Quando falo em igreja não digo a construção e sim a comunidade em comunhão como uma causa em comum, sempre que isso acontece estamos desempenhando o papel de Simão Cirineu e aliviando o fardo de Jesus no carregar a cruz.

    Espero que tenha leha ajudado.
    Um grande e fraterno abraço!

    Tiago Ferro Pavan
    tiagofp@msn.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo roteiro! muito bem elaborado! Pretendo utilizar com meus alunos do 4º ano, fazendo alumas adaptações. Você autoriza o uso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique à vontade para utilizar as peças contidas aqui no site. Lembre-se somente de dar os créditos aos autores e de compartilhar conosco o resultado. Um Grande e Fraterno Abraço!

      Excluir

Parceiro:

Vale a pena conferir:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

-----------------------------------------

Missa das Crianças