CUIDE DA NATUREZA

Campanha da Fraternidade 2011
de Emílio Carlos



JOCA – (entra) Oi pessoal!

CLARINHA
– (entra) Oi pessoal!

JOCA
– Oíííííí!

CLARINHA
– Oi!

JOCA
– Oíííííí!

CLARINHA
– Oi!

JOCA
– Oíííííí!

CLARINHA
– Joca.

JOCA
– Oíííííí!

CLARINHA
– Joca.

JOCA
– Oíííííí!

CLARINHA
– Joca!

JOCA
– O que foi, Clarinha?

CLARINHA
– Quer parar de falar oííííí?

JOCA
– Não.

CLARINHA
– Então para assim mesmo, vai?

JOCA
– Ô Clarinha: eu vou lhe contar uma coisa.

CLARINHA
– O que, Joca?

JOCA
– Sabia que eu não comi nada antes de vir pra cá?

CLARINHA
– Não comeu?

JOCA
– Não.

CLARINHA
– Mas por que, Joca?

JOCA
– É que eu acordei atrasado e não deu tempo.

CLARINHA
– É, Joca: precisa acordar mais cedo. Daí dá tempo de comer antes de vir para a …

JOCA
– (sai)

CLARINHA
– Joca.

JOCA
– (em off, embaixo do cenário) O que foi?

CLARINHA
– O que você está fazendo?

JOCA
– (em off, de boca cheia) Eu estou comendo.

CLARINHA
– Como é que é. Joca?

JOCA
– (em off) Eu estou comendo.

CLARINHA
– Não pode comer na hora da Missa, Joca.

JOCA
– (em off) Mas eu estou com fome, Clarinha.

CLARINHA
– Gente: isso é muito feio, viu? Comer na hora da Missa é falta de educação.

JOCA
– (em off) Gostoso! (joga uma embalagem para fora do cenário)

CLARINHA
– (olha para o lixo e diz ao público) Isso é falta de respeito.

JOCA
– (em off) Que bom! (joga outra embalagem amassada)

CLARINHA
– Joca.

JOCA
– (em off) Que delícia! (joga mais uma embalagem amassada)

CLARINHA
– Joca!

JOCA
– (em off) O que foi?

CLARINHA
– Venha aqui agora já!

JOCA
– (volta) O que foi, Clarinha?

CLARINHA
– Olha isso.

JOCA
– Isso o que?

CLARINHA
– Olha a sujeira que você está fazendo.

JOCA
– (olha, riso amarelo) Rê, rê... Eu não percebi.

CLARINHA
– Mas a natureza percebe, viu Joca?

JOCA
– Como é que é?

CLARINHA
– A natureza percebe todas as coisas erradas que nós fazemos.

JOCA
– Como assim, Clarinha?

CLARINHA
– O ser humano está destruindo a natureza, Joca. O mundo está virando um grande lixão.

(Sugestão: entra um cartaz com desenho de uma montanha de lixo ameaçando prédios. Também podemos exibir slides com fotos de lixões e das outras agressões à natureza que Clarinha vai falar).

JOCA
– Nossa! Quanto lixo!

CLARINHA
– E o pior é que boa parte desse lixo aí podia ser reciclado.

JOCA
– Que nem latinha de refrigerante, né Clarinha? A indústria pega uma latinha e faz outra novinha

CLARINHA
– Isso mesmo, Joca.

JOCA
– Então tá resolvido, Clarinha: é só jogar o lixo no lixo e reciclar o que der pra reciclar.

CLARINHA
– Não é só isso não, Joca.

JOCA
– Não é?

CLARINHA
– Não. É preciso parar de fazer queimadas. Olha isso.

(entra cartaz com ilustração de queimada).

JOCA
– Que horror, gente!

CLARINHA
– É preciso parar de cortar árvores. Olha.
(entra cartaz com árvores derrubadas e uma pessoa cortando outra árvore com a serra elétrica).

JOCA
– Coitadas das árvores.

CLARINHA
– Tem que parar de poluir o ar.
(entra cartaz com ilustração: chaminés de fábricas soltando fumaça, carros e caminhões soltando fumaça).

JOCA
– Que fumaceira! (tosse)

CLARINHA
– E tem que parar de poluir as águas.
(cartaz com um rio de águas claras. No meio um cano de esgoto derramando um líquido marrom escuro poluindo o rio).

JOCA
– Coitado do rio, Clarinha!

CLARINHA
– Gente: Deus criou o mundo e nos deu de presente.

JOCA
– E o mundo era muito bonito.
(cartaz com árvores, flores, etc).

CLARINHA
– Deus deu o planeta pra gente tomar conta.

JOCA
– E não para destruir.

CLARINHA
– Cada um de nós precisa cuidar do planeta.

JOCA
– É isso mesmo.

CLARINHA
– Quem vai cuidar do planeta levante a mão!

JOCA
– Eu!

CLARINHA
– Levante a mão bem alto!

JOCA
– Eu!

CLARINHA
– Então vamos começar já, né Joca?

JOCA
– É... o menininho! Você aí embaixo. Jogue essas embalagens pra mim, por favor? Eu vou jogar no lixo.

CLARINHA
– Muito bem, Joca!

JOCA
– Eu vou cuidar da natureza que Deus me deu.

CLARINHA
– Muito bem!

JOCA
– Tchau pessoal!

CLARINHA
– Tchau!

JOCA
– Tchau!

CLARINHA
– Tchau!
- F i m -

3 comentários:

  1. Parabéns!!!! muito legal!!

    ResponderExcluir
  2. gostei muito porque o ser humano tenque quidar da natureza poema a natureza e perfeita pra tudo tem solucao oque morre nao se perde passa por trsnformaçao.......

    ResponderExcluir

Parceiro:

Vale a pena conferir:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

-----------------------------------------

Missa das Crianças